HISTÓRIA

A ACIGAIA - Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia foi criada em 12 de Setembro de 1897 com a designação de Grémio Commercial de Gaya, com o fim de fazer face à crescente necessidade de constituir uma entidade que protegesse os interesses dos comerciantes e dos pequenos industriais. Os seus estatutos foram aprovados por alvará régio em 9 de Dezembro de 1898. Até aí nunca existira nenhuma agremiação que representasse os comerciantes e os industriais de Gaia.

Em 1912 já se denomina Associação Commercial e Industrial de Gaya possuindo uma Caixa de Socorros Annexa. No entanto, em 1932, quando é fundada a Associação Comercial dos Retalhistas de Víveres dá-se uma cisão entre os comerciantes gaienses. Esta situação altera-se, em Junho de 1940, por força da Lei nº 29.232 de 8 de dezembro de 1938. Nesta altura é despachado o alvará que institui o Grémio do Comércio do Concelho de Vila Nova de Gaia, resultado da fusão, imposta pelo governo, da "Associação Comercial de Gaia" com a " Associação Comercial dos Retalhistas de Víveres". Os industriais voltam a ficar sem uma associação que os represente.

A 9 de Junho de 1975 uma assembleia constituinte aprova os novos estatutos que alteram a designação do Grémio para Associação Comercial de Vila Nova de Gaia, sendo publicados no Diário da República de 27 de agosto. A representação dos industriais foi assegurada na assembleia extraordinária de 30 de Março de 1983 onde é aprovada uma nova alteração surgindo, agora de forma definitiva, a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia.

Os novos estatutos foram publicados no Boletim do Trabalho e Emprego nº 2 - 3ª. Série, de 30 de janeiro de 1984. Esta alteração permitiu um aumento significativo do número de sócios e, consequentemente uma maior representatividade desta instituição. Finalmente, em 16 de dezembro de 1986, uma nova assembleia extraordinária aprova os estatutos que atualmente regem esta Associação.

A ACIGAIA, de acordo com o artigo 2º, do capítulo I, dos seus estatutos, é uma associação de "duração ilimitada e sem fins lucrativos". O seu objetivo consiste, segundo o artigo 5º, na " representação e defesa dos interesses comuns de todos os associados" (...).

Para a sua prossecução propõe-se, entre outras medidas: a) Realizar em cooperação com os seus associados, uma política com vista à resolução dos seus problemas; b) Definir e elaborar estudos relativos a soluções que visem o desenvolvimento e prosperidade dos associados; c) Colaborar com a Administração Pública, através de uma efectiva audiência, em matéria de relações de trabalho, previdência, crédito, etc.; d) Oferecer aos seus associados os serviços destinados a apoiar e incentivar o respectivo desenvolvimento; e) Conjugar a sua atuação com as de outras Associações, para resolver questões comuns; f) Defender os seus associados contra práticas de concorrência desleal. Neste sentido, a ACIGAIA leva a cabo um amplo leque de atividades, dispondo de uma equipa apta a prestar todo o apoio aos empresários do Concelho.

Actualmente a ACIGAIA tem cerca de mil e seiscentos sócios efectivos, sendo alguns de fora do Concelho. A actividade dominante é a comercial, com cerca de 70% dos sócios, enquanto à industrial corresponde uma percentagem de aproximadamente 20%. O sector dos serviços totaliza o número de sócios.

© 2020 acigaia -todos direitos reservados-
  • Facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now