Tendo em vista satisfazer a necessidade de inserir jovens, pessoas de grupos vulneráveis e outros desempregados no mercado de trabalho, o Governo criou a medida “Estágios INICIAR”, sob a alçada do Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP).
Este programa pretende proporcionar uma experiência prática em contexto de trabalho que aumente as competências e o nível de empregabilidade dos estagiários; e apoiar a transição entre o sistema de ensino e o mercado laboral, visando especificamente as pessoas com qualificação de nível 4 e 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
Podem candidatar-se à medida as pessoas singulares ou coletivas de natureza privada, com ou sem fins lucrativos, desde que tenham a sua situação fiscal e contributiva regularizada.
O IEFP atribui uma comparticipação financeira na forma de uma bolsa de estágio, tendo o mesmo a duração de seis meses, não prorrogáveis – ou doze meses, no caso do estagiário ser portador de deficiência ou incapacidade.
O período para apresentação de candidaturas à medida decorre entre 3 de Outubro de 2024 e 28 de Abril de 2025; contudo, a data de encerramento poderá ser antecipada, caso seja atingida a dotação orçamental de 25 milhões de euros.
O IEFP disponibiliza uma ficha síntese da medida em iefp.pt. As candidaturas são feitas exclusivamente por via eletrónica, através do portal iefponline.
Comments